ACIDENTE NO PERCURSO DO TRABALHO E DIREITO A INDENIZAÇÃO POR DANO MORAL

9 de novembro de 2023
0 Comments

Defendendo seus Direitos: Indenização por Dano Moral em Casos de Acidente no Percurso do Trabalho

Recentemente, o Tribunal Superior do Trabalho deferiu indenização a um motociclista da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Ao retornar de uma entrega, o rapaz sofreu um acidente que o deixou hospitalizado por sessenta dias, tornando-o inapto para o trabalho.

Em primeira instância, a ação foi julgada procedente, condenando a ECT ao pagamento de indenização por danos morais no valor de 40 mil reais. A ECT recorreu ao Tribunal Regional, que modificou a decisão, entendendo que a responsabilidade é subjetiva, ou seja, deve ser comprovada a culpa da empresa. Segundo o TRT, a aplicação da responsabilidade objetiva nas relações de trabalho, com a ampliação exacerbada do risco do negócio, poderia inviabilizar o próprio exercício da atividade empresarial.

Entretanto, ao recorrer para o TST, houve modificação do julgamento do TRT e manutenção da sentença de primeira instância. Segundo o relator do recurso, Ministro Maurício Godinho Delgado, não há dúvida de que a atividade desenvolvida por meio de motocicleta expõe o trabalhador a riscos mais acentuados do que aqueles a que a coletividade está submetida. “Em tais atividades, o empregado desloca-se de um ponto a outro pelas ruas da cidade, o que potencializa o risco de acidentes provenientes do trânsito”, acrescentou. A decisão foi unânime no TST.

Se você sofreu acidente no trabalho, no percurso do trabalho ou em razão do seu trabalho, saiba que pode ter direito a indenização por dano moral contra a empresa. Entre em contato com o IDEP, que vamos lhe auxiliar.

O IDEP possui uma equipe especializada em direito do trabalho, disponível 24 horas pelo WhatsApp.

Deixe um Comentário